domingo, 22 de agosto de 2010

Atividades para 2º ano – 3º bimestre
Língua Portuguesa


HABILIDADES

• Inferir informação implícita em pequeno texto narrativo;
• Identificar começo, meio e fim de uma história lida;
• Ouvir as diferentes opiniões e explicações dadas por outros;
• Ler para a classe garantindo ritmo e entonação;
• Identificar informações relevantes para a compreensão dos gêneros lenda;
• Expressar suas opiniões ou conhecimentos acerca de um tema em estudo.

CURTINDO A LEITURA

PARA DISCUTIR ORALMENTE


• O que é feito com seu dente de leite quando ele cai?
• Você já ouviu falar em Fada dos Dentes? (antes de ler).

PARA LER - Leitura do texto dela professora.







HABILIDADE

• Antecipar a leitura de textos apoiando-se na sucessão de acontecimentos;

PARA DISCUTIR ORALMENTE
• Que personagens participam da história?
• Narrar a história contando os fatos mais importantes (com a participação de alguns alunos).
• O título está de acordo a história?
• Porque a Fada dos dentes é mais ocupada de todas as fadas?
• O que a fada faz com os dentinhos de leite.



ATIVIDADE
• Recorte os quadrinhos abaixo e cole de acordo a seqüência dos fatos da história da Fada dos Dentes.

HABILIDADE
• Relatar experiências e acontecimentos seguindo uma sequência lógica da narração;
• Identificar informações relevantes para a compreensão de história em quadrinhos;
• Localizar afirmação explícita em textos;
• Ouvir as diferentes opiniões e explicações dadas por outros;
• Expressar suas opiniões ou conhecimentos acerca de um tema em estudo.

PARA CONVERSAR ANTES DE APRESENTAR O TEXTO
• Você já perdeu algum dente ou tem algum dente mole?
• Você sabe o que são dentes de leite?
• Você cuida bem dos seus dentes? Quantas escovações você faz por dia?

PARA EXPLORAR A PARTIR DO TEXTO – ANTES DE LER
• Localize o nome do livro em que este texto pode ser encontrado.
• Você sabe dizer o nome da personagem da história que vamos ler?
• Leitura dos desenhos explorando as cenas.
• Leitura do texto escrito, com ajuda dos alunos que já sabe ler.


O argentino Joaquim Salvador Lavado, conhecido como Quino, nasceu em 1932. Ele conta que, como sempre foi chamado pelo apelido, só ficou sabendo seu nome quando entrou na escola. Grande desenhista de humor, Quino é o criador da personagem Mafalda.

LENDO E ESCREVENDO

HABILIDADE

• Localizar afirmação explícita em textos.

1. Na tira, a personagem Mafalda olha no espelho para examinar seus dentes e fica muito brava. Como estão os dentes dela? Estão bons ou estragados?

2. Porque Mafalda acha que seus dentes de leite não deveriam ser trocados?
__________________________________________________________________

3. No terceiro quadrinho ela diz que fica revoltada.
A - O que ela quer dizer com revoltada?
( ) com muita raiva ( ) com medo ( ) contente

B - Como Mafalda aparece, no último quadrinho, para demonstrar a sua revolta:
( ) Sorrindo e muito alegre.
( ) Com a boca aberta mostrando que está gritando.
( ) sem dar muita importância para o dente o dente.


HABILIDADES
• Completar palavras com sílaba final que apresente nasalação de vogal: são, nhão, nhã, lhão, etc;
• Escrever palavras no contexto em estudo.

4. As palavras: SÃO, NÃO, SITUAÇÃO e TÃO encontradas no texto terminam com o mesmo som. Circule – as no texto. Que outras palavras podemos escrever com seus finais (sufixo):

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5. Complete as palavras com ÃO, LÃO, JÃO, NHÂO e BÃO.



LE ____ VIO____ FEI____



SA____ PI____ CAMI____

(Colocar os desenhos: leão, violão, feijão, sabão, pião e caminhão para facilitar a compreensão).

6. Leia as palavras e copie debaixo de cada desenho:

BALÃO
IRMÃ
MAMÃO
ORELHÃO
CAMINHÃO
MÃO
(Fazer os desenhos para os alunos colocarem as palavras correspondentes).


HABILIDADE
(sugestão de atividade para casa)
• Escrever palavras com sílaba final que apresente nasalação de vogal: ão e ã:









0 comentários:

Postar um comentário